Em meio a uma lista de aptidões que precisamos desenvolver, uma delas é a interpretação dos sinais visuais de trânsito.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para auxiliar você a entender melhor essa linguagem e instruí-lo é claro, contribuindo para a maior segurança no trânsito.
Conhecendo melhor a linguagem das estradas
Grande parte dos sinais que vamos detalhar a seguir não são oficiais, ou melhor, não estão inclusos no Código de Trânsito Brasileiro. Mas, nem por isso deixam de ser importantes. Mesmo porque, fazem parte da linguagem das estradas e você como um condutor atento, deve prestar atenção e contribuir.
Estes sinais são utilizados para comunicar diversos movimentos, seja através de manifestações sonoras, de luz, ou ainda gestuais. Mas um alerta: eles funcionam apenas no Brasil. Se for viajar, busque se informar sobre os costumes de cada país. Cada lugar tem sua linguagem própria para isso.
Em meio a um passeio, você certamente já foi surpreendido por algum motorista no sentido contrário, que ao passar por você piscou, acionando os faróis.
Esse gesto indica que certamente você vai encontrar um problema à sua frente. Ele é usado para indicar acidentes na pista, problemas na via, trânsito parado e outras dificuldades. Portanto, tome cuidado e reduza a velocidade.
Para pedir permissão para fazer uma ultrapassagem e sinalizar que ela pode ou não ser realizada naquele momento os sinais visuais de trânsito mais utilizados são as setas.
Quando estiver ligada para a direita e feita pelo condutor que está à sua frente, quer dizer que você pode ultrapassar com segurança.
Ainda assim é importante que você se certifique da informação. Afinal, o motorista pode se confundir ou ainda estar sinalizando que vai sair da pista e virar a direita. No trânsito, todo o cuidado é bem-vindo!
Já se a seta estiver ligada para a esquerda, tome cuidado. Isso pode significar que algum veículo está vindo no sentido contrário, e por isso, a ultrapassagem não deve ser realizada naquele momento.
O motorista tem três formas de sinalizar suas intenções no trânsito com o braço. Pode indicar por meio do gesto que vai dobrar à direita, à esquerda ou ainda, diminuir a marcha e parar.
Quando o condutor posiciona o antebraço para cima, isso significa que ele vai virar a direita. Já quando ele estica o braço para a esquerda, quer dizer que ele pretende virar a esquerda. Por fim, quando ele movimenta o braço para cima e para baixo, ele está pedindo para que você diminua a marcha ou pare.
Os sinais sonoros de trânsito são emitidos com diferentes toques na buzina dos carros.
Uma buzinada dupla, bem rapidinha, é um sinal de agradecimento. É usada principalmente para dizer um obrigado por uma gentileza recebida, seja ela a vez em um cruzamento, ou a permissão para ultrapassagem. Para retribuir o gesto, você pode fazer o mesmo ou dar um sinal de luz alta.
Lembrando que a buzina somente deve ser utilizada para situações emergenciais e, de forma suave. Em áreas como hospitais deve-se evitar o uso.
Agora que você já conhece alguns dos principais sinais visuais de trânsito, pode querer outras dicas que ajudem a memorizar essa informação. Aproveite para ler outros artigos relacionados no nosso blog. Depois disso, não esqueça de praticar esse conhecimento no seu dia a dia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário